Brusque é a 7º maior consumidora estadual
O Brasil é o décimo maior consumidor de energia elétrica do mundo, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE). O consumo aumentou quase 38% desde 2001, índice acima da média mundial, que foi de 30% no mesmo período.
Em Santa Catarina, o município de Brusque é um dos destaques no consumo de eletricidade, posicionando-se como a sétima maior demanda no estado, embora seja apenas a décima segunda cidade em população. Em 2011, segundo dados da Celesc, divulgados pela secretaria de Estado da Fazenda, a cidade consumiu 491.559.538,73 kWh, incluindo mercado cativo e livre.
A posição é impulsionada pelo consumo industrial, já que Brusque concentra grande número de empresas têxteis, do setor metal mecânico e outras atividades consideradas grandes consumidoras de energia. A indústria brusquense é a quarta maior consumidora do estado, à frente de populações maiores que a sua, como Chapecó, Itajaí, Criciúma e Lages. As quedas de consumo apresentadas ao longo dos últimos anos também estão diretamente ligadas ao desempenho industrial.
O consumo comercial também é destaque quando comparado as demais cidades. Durante o período, o setor foi responsável por consumir mais energia que Jaraguá do Sul e Lages, mesmo com população 23% menor que a primeira e 33% menor que a segunda.
Vale ressaltar também a queda do consumo com iluminação pública, que chegou a seu pico em 2006. As demais classes de consumidores se mantiveram estáveis ao longo dos últimos anos, passando por pequenas variações comuns ao aumento da população.
No contexto estadual, outro destaque é Jaraguá do Sul, no norte do estado. Apesar de ser apenas a nona cidade mais populosa, representa a quarta economia em consumo de eletricidade.
Texto: Assessoria de Imprensa / Observatório Social de Brusque